Questionário de Aderência à ISO 27001:2022




4. Contexto da organização

4.1 Entendendo a organização e o seu contexto

4.1 A organização deve determinar as questões externas e internas que sejam pertinentes para o seu propósito e que afetem sua capacidade de alcançar o(s) resultado(s) pretendido(s) do seu SGSI (Sistema de Gestão de Segurança da Informação).

4.2 Entendendo as necessidades e expectativas de partes interessadas

4.2.1 Ao estabelecer o SGSI, a organização deve determinar: a) as partes interessadas que sejam pertinentes para o SGSI;

4.2.2 Ao estabelecer o SGSI, a organização deve determinar: b) os requisitos pertinentes dessas partes interessadas.

4.2.3 Ao estabelecer o SGSI, a organização deve determinar: c) quais desses requisitos serão atendidos pelo SGSI

4.3 Determinando o escopo do sistema de gestão de segurança da informação

4.3.1 A organização deve determinar os limites e a aplicabilidade do SGSI para estabelecer o seu escopo.

4.3.2 Ao determinar o escopo, a organização deve considerar: a) as questões externas e internas referidas em 4.1;

4.3.3 Ao determinar o escopo, a organização deve considerar: b) os requisitos referidos em 4.2;

4.3.4 Ao determinar o escopo, a organização deve considerar: c) interfaces e dependências entre as atividades realizadas pela organização e aquelas realizadas por outras organizações.

4.3.5 O escopo deve estar disponível como informação documentada.

4.4 Sistema de gestão de segurança da informação

4.4.1 A organização deve estabelecer, implementar, manter e aprimorar continuamente o SGSI, incluindo os processos necessários e as suas interações, de acordo com os requisitos deste documento.

5. Liderança

5.1 Liderança e comprometimento

5.1.1 A Alta Direção deve demonstrar liderança e comprometimento com respeito ao SGSI: a) assegurando que a política e os objetivos de segurança da informação sejam estabelecidos e compatíveis com o direcionamento estratégico da organização;

5.1.2 A Alta Direção deve demonstrar liderança e comprometimento com respeito ao SGSI: b) assegurando a integração dos requisitos do SGSI nos processos de negócio da organização;

5.1.3 A Alta Direção deve demonstrar liderança e comprometimento com respeito ao SGSI: c) assegurando que os recursos necessários para o SGSI estejam disponíveis;

5.1.4 A Alta Direção deve demonstrar liderança e comprometimento com respeito ao SGSI: d) comunicando a importância de uma gestão de segurança da informação eficaz e que esteja conforme com os requisitos do SGSI;

5.1.5 A Alta Direção deve demonstrar liderança e comprometimento com respeito ao SGSI: e) assegurando que o SGSI alcance os resultados pretendidos;

5.1.6 A Alta Direção deve demonstrar liderança e comprometimento com respeito ao SGSI: f) dirigindo e apoiando pessoas a contribuir para eficácia do SGSI;

5.1.7 A Alta Direção deve demonstrar liderança e comprometimento com respeito ao SGSI: g) promovendo a melhoria contínua;

5.1.8 A Alta Direção deve demonstrar liderança e comprometimento com respeito ao SGSI: h) apoiando outros papéis pertinentes da gestão a demonstrar como a sua liderança e comprometimento se aplicam às suas áreas sob sua responsabilidade.

5.2 Política

5.2.1 A Alta Direção deve estabelecer uma política de segurança da informação que: a) seja apropriada ao propósito da organização;

5.2.2 A Alta Direção deve estabelecer uma política de segurança da informação que: b) forneça uma estrutura para o estabelecimento de objetivos de segurança da informação;

5.2.3 A Alta Direção deve estabelecer uma política de segurança da informação que: c) inclua um comprometimento em satisfazer os requisitos aplicáveis de segurança da informação;

5.2.4 A Alta Direção deve estabelecer uma política de segurança da informação que: d) inclua um comprometimento com a melhoria contínua do SGSI.

5.2.5 A política de segurança da informaçao deve: a) estar disponível como informação documentada;

5.2.6 A política de segurança da informaçaodeve: b) ser comunicada na organização;

5.2.7 A política de segurança da informaçao deve: c) estar disponível para partes interessadas, como apropriado.

5.3 Papéis, responsabilidades e autoridades organizacionais

5.3.1 A Alta Direção direção deve assegurar que papéis, responsabilidades e autoridades pertinentes sejam atribuídos e comunicados na organização.

5.3.2 A Alta Direção direção deve atribuir a responsabilidade e autoridade para: a) assegurar que o SGSI esteja conforme com os requisitos deste documento;

5.3.3 A Alta Direção direção deve atribuir a responsabilidade e autoridade para: b) relatar o desempenho do SGSI para a Alta Direção.

6. Planejamento

6.1 Ações para abordar riscos e oportunidades

6.1.1 Ao planejar o SGSI, a organização deve considerar as questões referidas em 4.1 e os requisitos referidos em 4.2, e determinar os riscos e as oportunidades que precisam ser abordados para: a) assegurar que o SGSI possa alcançar os resultados pretendidos;

6.1.2 Ao planejar o SGSI, a organização deve considerar as questões referidas em 4.1 e os requisitos referidos em 4.2, e determinar os riscos e as oportunidades que precisam ser abordados para: b) prevenir, ou reduzir, efeitos indesejados;

6.1.3 Ao planejar o SGSI, a organização deve considerar as questões referidas em 4.1 e os requisitos referidos em 4.2, e determinar os riscos e as oportunidades que precisam ser abordados para: c) alcançar a melhoria contínua.

6.1.4 A organização deve planejar: a) ações para abordar esses riscos e oportunidades; 

6.1.5 A organização deve planejar: b) ações para abordar esses riscos e oportunidades, como: 1) integrar e implementar as ações ao processo do seu SGSI;

6.1.6 A organização deve planejar: b) ações para abordar esses riscos e oportunidades, como: 2) avaliar a eficácia dessas ações.

6.1.7 A organização deve definir e aplicar um processo de avaliação de riscos de segurança da informação que: a)estabelece e mantém critérios de risco de segurança da informação que incluem: 1) os critérios de aceitação de riscos

6.1.8 A organização deve definir e aplicar um processo de avaliação de riscos de segurança da informação que: a) estabelece e mantém critérios de risco de segurança da informação que incluem: 2) critérios para a realização de avaliações de risco à segurança da informação

6.1.9 A organização deve definir e aplicar um processo de avaliação de riscos de segurança da informação que: b) garante que as repetidas avaliações de risco à segurança da informação produzam resultados consistentes, válidos e comparáveis;

6.1.10 A organização deve definir e aplicar um processo de avaliação de riscos de segurança da informação que: c) identifica os riscos de segurança da informação: 1) aplicar o processo de avaliação de riscos de segurança da informação para identificar os riscos associados à perda de confidencialidade, integridade e disponibilidade das informações dentro do escopo do sistema de gerenciamento de segurança da informação;

6.1.11 A organização deve definir e aplicar um processo de avaliação de riscos de segurança da informação que: c) identifica os riscos de segurança da informação: 2) identificar os donos dos riscos (risk owners)

6.1.12 A organização deve definir e aplicar um processo de avaliação de riscos de segurança da informação que: d) analisa os riscos de segurança da informação: 1) avaliar as possíveis consequências que resultariam se os riscos identificados em 6.1.2 c) 1) se concretizassem;

6.1.13 A organização deve definir e aplicar um processo de avaliação de riscos de segurança da informação que: d) analisa os riscos de segurança da informação: 2) avaliar a probabilidade realista da ocorrência dos riscos identificados em 6.1.2

6.1.14 A organização deve definir e aplicar um processo de avaliação de riscos de segurança da informação que: d) analisa os riscos de segurança da informação: 3) determinar os níveis de risco;

6.1.15 A organização deve definir e aplicar um processo de avaliação de riscos de segurança da informação que: e) avalia os riscos de segurança da informação: 1) comparar os resultados da análise de risco com os critérios de risco estabelecidos em 6.1.2

6.1.16 A organização deve definir e aplicar um processo de avaliação de riscos de segurança da informação que: e) avalia os riscos de segurança da informação: 2) priorizar os riscos analisados para tratamento de riscos.

6.1.17 A organização deve manter informações documentadas sobre o processo de avaliação de riscos à segurança da informação.

6.1.18 A organização deve definir e aplicar um processo de tratamento de riscos à segurança da informação para: a) selecionar opções adequadas de tratamento de riscos à segurança da informação, levando em conta os resultados da avaliação de riscos;

6.1.19 A organização deve definir e aplicar um processo de tratamento de riscos à segurança da informação para: b) determinar todos os controles necessários para implementar a(s) opção(ões) de tratamento de riscos à segurança da informação escolhida(s);

6.1.20 A organização deve definir e aplicar um processo de tratamento de riscos à segurança da informação para: c) compare os controles determinados no item 6.1.3 b) acima com os do Anexo A e verifique se nenhum controle necessário foi omitido;

6.1.21 "A organização deve definir e aplicar um processo de tratamento de riscos à segurança da informação para: d) produzir uma Declaração de Aplicabilidade que contenha: - os controles necessários (consulte 6.1.3 b) e c)); - justificativa para sua inclusão; - se os controles necessários estão implementados ou não; e - a justificativa para a exclusão de qualquer um dos controles do Anexo A."

6.1.22 A organização deve definir e aplicar um processo de tratamento de riscos à segurança da informação para: e) formular um plano de tratamento de riscos à segurança da informação; e

6.1.23 A organização deve definir e aplicar um processo de tratamento de riscos à segurança da informação para: f) obter a aprovação dos proprietários de riscos do plano de tratamento de riscos de segurança da informação e a aceitação dos riscos residuais de segurança da informação.

6.1.24 A organização deve manter informações documentadas sobre o processo de tratamento de riscos à segurança da informação.

6.2 Objetivos de segurança da informação e planejamento para alcançá-los

6.2.1 A organização deve estabelecer os objetivos de segurança da informação nas funções e níveis pertinentes.

6.2.2 Os objetivos de segurança da informação devem: a) ser coerentes com a política de segurança da informação;

6.2.3 Os objetivos de segurança da informação devem: b) ser mensuráveis (se praticável);

6.2.4 Os objetivos de segurança da informação devem: c) levar em conta os requisitos de segurança da informação aplicáveis e os resultados da avaliação e do tratamento de riscos;

6.2.5 Os objetivos de segurança da informação devem: d) ser monitorados;

6.2.6 Os objetivos de segurança da informação devem: e) ser comunicados;

6.2.7 Os objetivos de segurança da informação devem: f) ser atualizados, como apropriado.

6.2.8 Os objetivos de segurança da informação devem: g) ser disponiveis como informação documentada.

6.2.9 A organização deve manter informações documentadas sobre os objetivos de segurança da informação.

6.2.10 Ao planejar como alcançar os objetivos de segurança da informação, a organização deve determinar: a) o que será feito;

6.2.11 Ao planejar como alcançar os objetivos de segurança da informação, a organização deve determinar: b) quais recursos serão requeridos;

6.2.12 Ao planejar como alcançar os objetivos de segurança da informação, a organização deve determinar: c) quem será responsável;

6.2.13 Ao planejar como alcançar os objetivos de segurança da informação, a organização deve determinar: d) quando será concluído;

6.2.14 Ao planejar como alcançar os objetivos de segurança da informação, a organização deve determinar: e) como os resultados serão avaliados;

6.3 Planejando mudanças no sistema de gestão de continuidade

6.3.1 Planejando mudanças no sistema de gestão de continuidade

7. Apoio

7.1 Recursos

7.1 A organização deve determinar e fornecer os recursos necessários para o estabelecimento, implantação, manutenção e melhoria contínua do SGSI.

7.2 Competencia

7.2.1 A organização deve: a) determinar as competências necessárias das pessoas que realizem trabalho sob o seu controle e que afetem o seu desempenho de segurança da informação;

7.2.2 A organização deve: b) assegurar que essas pessoas sejam competentes com base em educação, treinamento ou experiência apropriados;

7.2.3 A organização deve: c) onde aplicável, tomar ações para adquirir a competência necessária e avaliar a eficácia das ações tomadas;

7.2.4 A organização deve: d) reter informação documentada apropriada como evidência da competência.

7.3 Conscientização

7.3.1 Pessoas que realizam trabalhos sob o controle da organização devem estar conscientes: a) da política de segurança da informação;

7.3.2 Pessoas que realizam trabalhos sob o controle da organização devem estar conscientes: b) da sua contribuição para a eficácia do SGSI, incluindo os benefícios do desempenho da política de segurança da informação melhorado;

7.3.3 Pessoas que realizam trabalhos sob o controle da organização devem estar conscientes: c) da implicação de não estar conforme com os requisitos do SGSI;

7.4 Comunicação

7.4.1 A organização deve determinar as comunicações internas e externas pertinentes para o SGSI, incluindo: a) sobre o que ela irá comunicar;

7.4.2 A organização deve determinar as comunicações internas e externas pertinentes para o SGSI, incluindo: b) quando comunicar;

7.4.3 A organização deve determinar as comunicações internas e externas pertinentes para o SGSI, incluindo: c) com quem comunicar;

7.4.4 A organização deve determinar as comunicações internas e externas pertinentes para o SGSI, incluindo: d) como comunicar;

7.5 Informação Documentada

7.5.1 A organização do SGSI deve incluir: a) informação documentada requerida por este documento;

7.5.2 A organização do SGSI deve incluir: b) informação documentada determinada pela organização como sendo necessária para a eficácia do SGSI.

7.5.3 Ao criar e atualizar informação documentada, a organização deve assegurar apropriados(as): a) identificação e descrição (por exemplo, título, data, autor ou número de referência);

7.5.4 Ao criar e atualizar informação documentada, a organização deve assegurar apropriados(as): b) formato (por exemplo, linguagem, versão do software, gráficos) e meio (por exemplo, papel, eletrônico);

7.5.5 Ao criar e atualizar informação documentada, a organização deve assegurar apropriados(as): c) análise crítica e aprovação quanto à aptidão e adequação;

7.5.6 A informação documentada requerida pelo SGSI e por este documento deve ser controlada para assegurar que: a) ela esteja disponível e apropriada para uso, onde e quando ela for necessária;

7.5.7 A informação documentada requerida pelo SGSI e por este documento deve ser controlada para assegurar que: b) ela esteja protegida suficientemente (por exemplo: perda de confidencialidade, uso impróprio ou perda de integridade).

7.5.8 Para o controle da informação documentada, a organização deve abordar as seguintes atividades, como aplicável: a) distribuição, acesso, recuperação e uso;

7.5.9 Para o controle da informação documentada, a organização deve abordar as seguintes atividades, como aplicável: b) armazenamento e preservação, incluindo a preservação da legibilidade;

7.5.10 Para o controle da informação documentada, a organização deve abordar as seguintes atividades, como aplicável: c) controle de alterações (por exemplo, controle de versão);

7.5.11 Para o controle da informação documentada, a organização deve abordar as seguintes atividades, como aplicável: d) retenção e disposição;

7.5.12 Informação documentada de origem externa, determinada pela organização como necessária para o planejamento e operação do SGSI, deve ser identificada, como apropriado, e controlada;

8. Operação

8.1 Planejamento e controles operacionais

8.1.1 A organização deve planejar, implementar e controlar os processos necessários para atender aos requisitos e para implementar as ações determinadas em 6: a) estabelecendo critérios para os processos;

8.1.2 A organização deve planejar, implementar e controlar os processos necessários para atender aos requisitos e para implementar as ações determinadas em 6: b) implementando o controle de processos de acordo com critérios;

8.1.3 As informações documentadas devem estar disponíveis na medida necessária para que se tenha certeza de que os processos foram executados conforme planejado.

8.1.4 A organização deve controlar as mudanças planejadas e analisar as consequências de mudanças não intencionais, tomando medidas para mitigar quaisquer efeitos adversos, conforme necessário.

8.1.5 A organização deve assegurar que os processos, produtos ou serviços fornecidos externamente que sejam relevantes para o sistema de gestão da segurança da informação sejam controlados.

8.2 Avaliação de riscos de segurança da informação

8.2.1 A organização deve realizar avaliações de risco à segurança da informação em intervalos planejados ou quando mudanças significativas forem propostas ou ocorrerem, levando em conta os critérios estabelecidos em 6.1.2 a).A organização deve realizar avaliações de risco à segurança da informação em intervalos planejados ou quando mudanças significativas forem propostas ou ocorrerem, levando em conta os critérios estabelecidos em 6.1.2 a).

8.2.2 A organização deve reter informações documentadas sobre os resultados das avaliações de risco à segurança da informação.

8.3 Tratamento dos riscos de segurança da informação

8.3.1 A organização deve implementar o plano de tratamento de riscos de segurança da informação

8.3.2 A organização deve reter informações documentadas sobre os resultados do tratamento de riscos à segurança da informação.

9. Avaliação de desempenho

9.1 Monitoramento, medição, análise e avaliação

9.1.1 A organização deve determinar: a) o que precisa ser monitorado e medido, incluindo processos e controles de segurança da informação;

9.1.2 A organização deve determinar: b) os métodos para monitoramento, medição, análise e avaliação, como aplicável, para assegurar resultados válidos;

9.1.3 A organização deve determinar: c) quando o monitoramento e a medição devem ser realizados;

9.1.4 A organização deve determinar: d) por quem os resultados do monitoramento e medição devem ser analisados e avaliados.

9.1.5 A organização deve determinar: e) quando os resultados do monitoramento e da medição devem ser analisados e avaliados

9.1.6 A organização deve determinar: f) quem deve analisar e avaliar esses resultados.

9.1.7 A organização deve reter informação documentada apropriada como evidência dos resultados.

9.1.8 A organização deve avaliar o desempenho da segurança da informação e a eficácia do SGSI.

9.2 Auditoria Interna

9.2.1 A organização deve conduzir auditorias internas a intervalos planejados para prover informações sobre se o SGSI: a) está conforme com: 1) os requisitos da própria organização para o seu SGSI;

9.2.2 A organização deve conduzir auditorias internas a intervalos planejados para prover informações sobre se o SGSI: a) está conforme com: 2) os requsitos deste documento;

9.2.3 A organização deve conduzir auditorias internas a intervalos planejados para prover informações sobre se o SGSI: b) está implementado e mantido eficazmente.

9.2.4 A organização deve planejar, estabelecer, implementar e manter um ou mais programas de auditoria, incluindo a frequência, os métodos, as responsabilidades, os requisitos de planejamento e os relatórios;

9.2.5 Ao estabelecer o(s) programa(s) de auditoria interna, a organização deve considerar a importância de os processos em questão e os resultados de auditorias anteriores;

9.2.6 A organização deve: a) definir os critérios de auditoria e escopo para cada auditoria;

9.2.7 A organização deve: b) selecionar auditores e conduzir auditorias que assegurem a objetividade e a imparcialidade do processo de auditoria;

9.2.8 A organização deve: c) assegurar que os resultados das auditorias sejam relatados para os gestores pertinentes;

9.2.9 Informações documentadas devem estar disponíveis como evidência da implementação do(s) programa(s) de auditoria e dos resultados da auditoria

9.3 Análise crítica pela direção

9.3.1 A Alta Direção deve analisar criticamente o SGSI da organização, a intervalos planejados, para assegurar sua contínua propriedade, suficiência e eficácia.

9.3.2 A análise crítica pela direção deve incluir consideração de: a) situação (status) de ações provenientes de análises críticas pela direção anteriores;

9.3.4 A análise crítica pela direção deve incluir consideração de: c) mudanças nas necessidades e expectativas das partes interessadas que sejam relevantes para o sistema de gerenciamento da segurança da informação;

9.3.5 A análise crítica pela direção deve incluir consideração de: d) informação sobre o desempenho do SGSI, inclusive tendências de: 1) não conformidades e ações corretivas;

9.3.6 A análise crítica pela direção deve incluir consideração de: d) informação sobre o desempenho do SGSI, inclusive tendências de: 2) resultados da avaliação de monitoramento e medição;

9.3.7 A análise crítica pela direção deve incluir consideração de: d) informação sobre o desempenho do SGSI, inclusive tendências de: 3) resultados de auditoria;

9.3.8 A análise crítica pela direção deve incluir consideração de: d) informação sobre o desempenho do SGSI, inclusive tendências de: 4) cumprimento dos objetivos de segurança da informação;

9.3.9 A análise crítica pela direção deve incluir consideração de: e) feedback das partes interessadas;

9.3.10 A análise crítica pela direção deve incluir consideração de: f) resultado das análises de riscos e situação (status) do(s) plano(s) de tratamento do(s) risco(s);

9.3.11 A análise crítica pela direção deve incluir consideração de: g) oportunidades para melhoria contínua

9.3.12 Os resultados da análise pela gerência devem incluir decisões relacionadas a oportunidades de melhoria contínua e quaisquer necessidades de alterações no sistema de gerenciamento da segurança da informação.

9.3.13 Informações documentadas devem estar disponíveis como evidência dos resultados das análises gerenciais.

10. Melhoria

10.1 Melhoria contínua

10.1 A organização deve aprimorar continuamente a adequação, a suficiência e a eficácia do SGSI.

10.2 Não conformidade e ações corretivas

10.2.1 Ao ocorrer uma não conformidade, a organização deve: a) reagir à não conformidade e, como aplicável: 1) tomar ação para controlá-la e corrigi-la;

10.2.2 Ao ocorrer uma não conformidade, a organização deve: b) reagir à não conformidade e, como aplicável: 2) lidar com as consequências;

10.2.3 Ao ocorrer uma não conformidade, a organização deve: b) avaliar a necessidade de uma ação para eliminar a(s) causa(s) de não conformidade(s), a fim de que não se repita ou ocorra em outro lugar: 1) analisando criticamente a não conformidade; 

10.2.4 Ao ocorrer uma não conformidade, a organização deve: b) avaliar a necessidade de uma ação para eliminar a(s) causa(s) de não conformidade(s), a fim de que não se repita ou ocorra em outro lugar: 2) determinando as causas da não conformidade;

10.2.5 Ao ocorrer uma não conformidade, a organização deve: b) avaliar a necessidade de uma ação para eliminar a(s) causa(s) de não conformidade(s), a fim de que não se repita ou ocorra em outro lugar: 3) determinando se não conformidades similares existem ou se poderiam potencialmente ocorrer;

10.2.6 Ao ocorrer uma não conformidade, a organização deve: c) implementar qualquer ação necessária;

10.2.7 Ao ocorrer uma não conformidade, a organização deve: d) analisar criticamente a eficácia de qualquer ação corretiva tomada;

10.2.8 Ao ocorrer uma não conformidade, a organização deve: e) realizar mudanças no SGSI, se necessário.

10.2.9 Ações corretivas devem ser apropriadas aos efeitos das não conformidades encontradas.

10.2.10 A organização deve reter informação documentada como evidência: a) da natureza das não conformidades e quaisquer ações subsequentes tomadas;

10.2.11 A organização deve reter informação documentada como evidência: b) dos resultados de qualquer ação corretiva.